Skip to content

CUCA de PROFESSOR – Alimentação Saudável em Sala de Aula

17/05/2012

Sempre recebemos e-mails e recadinhos carinhosos de cucas de todos os cantos do Brasil. Percebemos que um grande número de professores tem procurado o nosso site como referência em literatura infantil e com isso lançamos sementinhas em mais e mais cucas. Isso muito nos alegra.

Por isso hoje começamos mais uma sessão aqui no nosso site: CUCA DE PROFESSOR.

Como professora, também busco na literatura infantil recursos para enriquecer as minhas aulas e deixar o aprendizado mais consistente, alegre e divertido.

Hoje vou falar sobre o tema “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”. Neste ano trabalhei com meus alunos três livros abordando os aspectos de uma boa alimentação.

  • “Jujubalândia” de Mariana Caltabiano
  • “Eu nunca vou comer um tomate” de Lauren Child
  •  “No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos…” de Ruth Rocha

Em JUJUBALÂNDIA, tratamos do excesso de doces na alimentação e tivemos uma divertida aula com a visita da vovó cozinheira que veio pedir ajuda aos alunos, pois todos em Jujubalândia estavam sofrendo com a obesidade de tanto comer doces. Escrevemos uma cartinha (texto coletivo) para o Rei Ape Tite com sugestões para uma alimentação mais saudável com base no que foi visto em sala de aula (importante ver a pirâmide alimentar). A visita da vovó fica por conta da criatividade do professor (risos).

No livro EU NUNCA VOU COMER TOMATE, eu levei “palitinhos laranja de Júpiter” e “esguichos da lua” (cenoura e tomate) para degustação. Foi uma festa! TODOS experimentaram com direito a repeteco. Meus alunos ainda hoje se lembram e dizem que estou devendo as ervilhas (risos) No evento da escola eu coloquei os tomates na barraca da nossa sala e os pais ficaram surpresos com a turminha comendo, com muita alegria, os “esguichos da lua” que a professora levou.

 NO TEMPO EM QUE A TELEVISÃO MANDAVA NO CARLINHOS… o texto é riquíssimo em temas a serem abordados em sala de aula (bullying, obesidade infantil, propaganda enganosa …), mas me fixei em analisar a influência da propaganda na alimentação das crianças e hábitos alimentares. Abordei também, em aula prática, as boas escolhas na hora de se alimentar e levei sanduíche de pão integral mostrando o preparo com ingredientes mais saudáveis que os comumente usados por eles.

            Enfim, muitas, muiiitas coisas que não cabem aqui (risos). Mandem recadinhos com sugestões, críticas (construtivas sempre) e contando pra gente um pouquinho da sua experiência. Sempre que possível responderemos com muito carinho.

            Divirtam-se!

            Abraços literários,

            Sil

About these ads
5 Comentários
  1. FERNANDA permalink

    Olá!
    Adoro o blog de vocês!
    Adorei o ‘post’!
    Livros super construtivos!
    São indicados para qual idade?
    Abs!
    Fernanda

    • Olá Fernanda!! Esses livros sendo utilizados com esse foco de sala de aula (conceitos a serem trabalhados), são para crianças a partir de 5 anos.
      Mas, pela história, em si…. indicamos o “Eu nunca vou comer tomate para crianças a partir de 4 anos e os outros dois para crianças a partir de 5 anos. Também peço atenção, pois o Jujubalândia era um dos preferidos da minha filha, mas ele tem uma bruxa meio feia…. então se seu filho(a) tiver medo de bruxas, não aconselho! rs
      Beijinhos Literários :)
      Érica

  2. Cris Lima permalink

    AMEI O SEU BLOG E VOU UTILIZAR O LIVRO NO TEMPO EM QUE A TELEVISÃO MANDAVA EM CARLINHOS COM A MINHA TURMA. VOCÊ SABE ONDE EU POSSO ENCONTRAR O LIVRO DIGITALIZADO? BJS CRIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 925 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: